Seja bem vindo!
 
Picture
_ Caminhada Ecológica com destino à Cachoeira do Coxinho. Essa foi a atividade organizada para a última aula do ano, que aconteceu no dia 30 de dezembro. O objetivo foi despertar o olhar dos alunos para a quantidade de lixo descartado na trilha. “Sempre venho para a cachoeira, mas nunca observei a trilha como agora”, afirmou a jovem Brenda Santos.

Durante o percurso, enquanto alguns coletavam objetos alheios à paisagem, outros anotavam aspectos positivos e negativos observados pelo caminho. Em cada parada, as coordenadoras debateram com os alunos a importância da coleta seletiva e reciclagem do lixo, relembrando informações discutidas nas aulas anteriores.

Empolgados e interativos, os jovens citavam alternativas para garantir o equilíbrio ambiental. Na volta para casa, por exemplo, chamaram a atenção dos transeuntes, entre eles turistas, sobre a importância de não descartar objetos inorgânicos na trilha.

Ao todo, foram recolhidos 20 sacos de lixo. De acordo com Inaiara Lima, os alunos abraçaram, de fato, a proposta: “cataram todo o lixo que tinha pelo caminho”, disse.

A coordenadora Camila Castro destacou, ainda, os aspectos positivos observados pelos grupos ao longo da caminhada: “a paisagem, o verde, as serras foram espetáculos à parte. Os alunos também aproveitaram para contemplar as belezas naturais do distrito”, declarou.

Na aula seguinte, 07 de janeiro, os grupos produziram um fanzine, mídia alternativa feita com colagens. Entre os títulos das produções, estavam Itaitu e suas Culturas, A Porta Ecológica e Salve Salve Natureza. Algumas fábulas escritas pelos próprios alunos estiveram nos fanzines, bem como poesias e os registros da Caminhada Ecológica.

Confira mais registros no flickr e o vídeo produzido sobre as referidas aulas.







Leave a Reply.

    ACOMPANHE O PROJETO:

    O PROJETO EM CACHOEIRA GRANDE:

    PARCEIROS:
    Picture
    Blog Oficial da ASPAFF (Parceira)
    Picture
    Fotos de Sthel Braga (Colaborador)


O Estético e o Lúdico na Literatura Infanto-Juvenil