Seja bem vindo!
 
 Imagem
Caracterizada com bandeirolas coloridas, a barraca do projeto O Estético e o Lúdico na Literatura Infanto-Juvenil, montada na quadra de esportes de Itaitu, atraiu a atenção das pessoas no último sábado, 16, em especial, por conta do lançamento do livro Escritas de Itaitu, fruto das produções dos educandos.

Varal de poesias, fanzines, fotografias e brinquedos artesanais foram apreciados por professores e estudantes do colégio local, bem como por moradores de Jacobina, Itaitu e comunidades circunvizinhas que marcaram presença no evento.

A abertura dos festejos ficou a cargo da Filarmônica Juvenil Rio do Ouro, Ponto de Cultura do Estado da Bahia, que entoou cânticos típicos da época, como Asa Branca, autoria de Luiz Gonzaga. Na sequência, apresentações de dança, bingo e distribuição do livro foram o foco das atenções.

Para a professora da educação de jovens e adultos Antonieta Souza, o projeto foi importante por estimular o conhecimento pela história local e a prática da cidadania: “a leitura e a escrita são a base do desenvolvimento da criança, conduzindo sua formação intelectual e, consequentemente, seu papel na sociedade.” Já a docente do ensino fundamental Janete Nascimento, que também é mãe de um dos alunos do projeto, acredita que a iniciativa foi relevante por debater temas como consciência ambiental, despertando o interesse em cuidar da natureza.

Segundo Tânia Flores, professora de artes, a comunidade ainda é carente de ações como essa: “para mim, que estou trabalhando aqui e crio vínculo com os moradores, acho que projetos como esse nunca deveriam parar. Acredito que será apenas um começo para seguirmos outros passos e termos bons frutos. A maioria dos participantes era meus alunos e achei que eles ficaram mais desinibidos, com facilidade para ler e interpretar textos. Então o projeto veio para somar o que a escola já fazia, mas de outra forma, de maneira mais dinâmica e divertida,” explicou.

Para as coordenadores da ação, valeu a pena cada minuto destinado ao projeto: “acompanhar a superação de limites e a magia proporcionada pelo contato com a literatura infanto-juvenil foi muito gratificante, além de ser uma rica fonte de aprendizado”, afirmaram. De acordo com Ueslei Maique Bitencourt, 12, os encontros estimularam o querer ler e escrever: “pretendo continuar estudando e me formar como veterinário.”

Na ocasião, exemplares da obra foram distribuídos a estudantes e seus familiares, professores, além de serem disponibilizados em acervos públicos, como as bibliotecas do colégio e da Casa de Arte e Cultura de Itaitu. O livro também pode ser encontrado na Secretaria de Educação e no Centro Cultural de Jacobina, este último onde haverá exposição das produções do projeto. Posteriormente, exemplares serão entregues nas escolas da região.




Leave a Reply.

    ACOMPANHE O PROJETO:

    O PROJETO EM CACHOEIRA GRANDE:

    PARCEIROS:
    Picture
    Blog Oficial da ASPAFF (Parceira)
    Picture
    Fotos de Sthel Braga (Colaborador)


O Estético e o Lúdico na Literatura Infanto-Juvenil