Seja bem vindo!
 
Picture
Localizado a 27 Km da sede do município de Jacobina, Itaitu se destaca no cenário regional. Terra de cachoeiras, serras, flora e fauna exuberantes. Assim é o distrito, que, a partir deste mês, recebe o projeto de incentivo à leitura O Estético e o Lúdico na Literatura Infanto-juvenil.

O projeto foi contemplado pelo edital de Incentivo à Leitura 2009 da Fundação Pedro Calmon/Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, com recursos do Fundo de Cultura da Bahia, contando com o apoio do Governo do Estado e da Secretaria da Fazenda, bem como da Prefeitura Municipal e Coordenação de Cultura de Jacobina, Ponto de Cultura Filarmônica Juvenil Rio do Ouro, Associação de Preservação das Águas, Fauna e Flora - ASPAFF CHAPADA NORTE, Escola Municipal Crescenciano Fernandes Pires e Associação Comunitária e Assistencial de Itaitu (ACAI).

Durante a Aula Inaugural, que ocorreu no sábado, 17 de setembro, as coordenadoras realizaram dinâmica de apresentação que consistiu no resgate das origens familiares. Embalados pela música Gente tem sobrenome, composição de Toquinho, cada aluno descreveu o nome completo, relacionando seus sobrenomes aos pais.

Segundo Inaiara Lima, representante da coordenação do projeto, os jovens indicaram brincadeiras, contaram histórias e se disponibilizaram em trazer novidades para a próxima aula. “A expectativa é bastante positiva”, disse. “Apesar da timidez inicial de alguns, percebemos que a turma está empolgada. Houve mais demanda do que imaginamos. Muitos pais nos procuraram para inscrever os filhos no projeto”, declarou Camila Castro, também integrante da coordenadoria.

Ao longo da tarde de sábado, realizou-se, ainda, a dinâmica da integração Os segredos da caixa, através da qual cada aluno lia uma frase e completava o sentido com base em suas experiências e desejos. Para finalizar o primeiro encontro, as coordenadoras contaram histórias com base, especialmente, na ludicidade, a fim de despertar a importância do respeito às diferenças.

Para a jovem Beatriz Oliveira, 13 anos, estar no projeto será uma maneira de ocupar o tempo: “dia de sábado não faço quase nada, também gosto muito de ler, por isso me interessei”. Já o garoto Edivânio Gomes, 9 anos, que esteve presente na aula inaugural, apesar de estar fora da faixa etária, pretende acompanhar as atividades por causa da metodologia diferenciada: “Soube que vai ter teatro, quero ser diretor”, narrou entre risos. Segundo Edivânio, ler e escrever faz parte de sua rotina: “escrevo coisas que imagino”, afirmou.

As atividades do projeto iniciaram em agosto deste ano, com o planejamento da assessoria de imprensa, concepção da identidade visual e peças gráficas, além da compra de materiais. Através de um encontro semanal aos sábados, o projeto terá um total de 160 horas-aula.

Ao todo, foram oferecidas 30 vagas, destinadas a jovens com idade entre 11 e 14 anos, estudantes da escola pública local. As inscrições aconteceram de 12 a 16 de setembro, na sede do colégio Crescenciano Fernandes Pires, em Itaitu.

Confira mais fotos na nossa galeria e o vídeo produzido sobre a Aula Inaugural.


27/1/2012 14:04:53

Thanks for info

Reply
28/1/2012 02:27:33

Good info bro

Reply
22/3/2012 18:51:21

Thanks for information

Reply
14/7/2012 11:53:23

Nice article dude

Reply



Leave a Reply.

    ACOMPANHE O PROJETO:

    O PROJETO EM CACHOEIRA GRANDE:

    PARCEIROS:
    Picture
    Blog Oficial da ASPAFF (Parceira)
    Picture
    Fotos de Sthel Braga (Colaborador)


O Estético e o Lúdico na Literatura Infanto-Juvenil