Seja bem vindo!
 
Picture
De 17 a 21 de fevereiro, a equipe do projeto O Estético e O Lúdico na Literatura Infanto-Juvenil participou do Balaio Cultural: Feira de Arte, Cultura e Meio Ambiente de Itaitu. Durante os cinco dias de evento, coordenadoras e alunos fizeram exposição em estande de alguns produtos desenvolvidos durante as aulas, entre eles, brinquedos confeccionados com resíduos sólidos, mural de conceitos, varal de poesias e fotografias.

Na oportunidade, a turma também participou das oficinas de reaproveitamento do lixo, pintura e cordel, realizadas na Casa de Arte e Cultura de Itaitu, inaugurada no primeiro dia da Feira; Circo Show, além de apresentar os “causos” A Saga de Totó e Tenório e o Meio Ambiente para o público, composto por nativos, entre eles familiares e amigos, bem como visitantes de outras comunidades, cidades e países.

Segundo a jovem Edivância Almeida, a iniciativa tem ensinado muitas coisas: “antes eu não sabia o que era verso, estrofe, e agora eu sei. Vai ser importante para Itaitu porque coisas como reciclagem a gente aprende no projeto e serve para a comunidade”, disse.

O colega Helder Araújo complementa a afirmação ao declarar que as aulas ocupam o tempo de maneira produtiva: “está sendo ótimo, pois bota a gente pra fazer fábulas, leituras e brincadeiras. Além disso, as crianças que participam do projeto não ficam na rua fazendo coisa errada”, declarou.

Para Inaiara Lima, os alunos estão sempre superando as expectativas: “empolgação e criatividade é a marca registrada da turma”. Entre as dificuldades, as coordenadoras citam a escrita, mas destacam que, por outro lado, as ideias fluem rapidamente. É o que afirma a coordenadora Camila Castro: “na aula sobre reciclagem, por exemplo, os alunos criaram seus próprios brinquedos sem precisar de orientação. O mérito da produção foi todo deles”, ressaltou.

Segundo Richard Silva, integrante da ASPAFF - Associação de Ação Social e Preservação das Águas, Fauna e Flora da Chapada Norte, o projeto vem a todo vapor: “trabalhando com um público específico, por fazer parte de uma faixa etária de fácil assimilação, facilitando a conscientização no que poderá ser melhor para o futuro da comunidade, em especial”.

Na culminância, prevista para maio, será realizada uma feira, na praça principal do distrito, com exposição de produtos, lançamento e distribuição de livro contendo textos escritos no decorrer dos encontros. Essas ações contribuirão diretamente para a consolidação da Ecobrinquedoteca, uma das salas da Casa de Arte e Cultura de Itaitu, lugar lúdico onde os moradores do distrito terão acesso a diferentes linguagens, a exemplo do cinema e da literatura.





Leave a Reply.

    ACOMPANHE O PROJETO:

    O PROJETO EM CACHOEIRA GRANDE:

    PARCEIROS:
    Picture
    Blog Oficial da ASPAFF (Parceira)
    Picture
    Fotos de Sthel Braga (Colaborador)


O Estético e o Lúdico na Literatura Infanto-Juvenil